IGREJA DE ANTONIO BEZERRA


   A história da Paróquia Jesus, Maria, José, remonta do início do século XX, quando o Dr. Teófilo Rufino Bezerra de Menezes, por devoção familiar, criou na propriedade no antigo Barro Vermelho, atual Antonio Bezerra, uma capela em louvor a Sagrada Família. O pequeno templo manteve um caráter privativo até 1915, quando o Padre Rodolfo Ferreira da Cunha, então vigário da Parangaba, formou uma comissão com o objetivo de construir uma capela maior para a sagrada família.

   A comissão que ficou encarregada pela construção do templo foi composta por pessoas importantes da comunidade como: Antonio Bezerra de Menezes - na presidência - Raimundo Martins de Castro, Joana Bezerra de Menezes, Vicente Bandeira, José Monte, João Bandeira e Manoel Ferreira.

   O terreno onde seria construída a Igreja Matriz, a Praça, a casa paroquial e a quadra foi doado pelo Presidente Antonio Bezerra de Menezes, mediante entrega de documento à Cúria Metropolitana.


   Em Junho de 1915 foi lançada a pedra fundamental da nova igreja, pelo Padre Rodolfo Ferreira da Cunha, na presença da comunidade do Barro Vermelho. A capela foi inaugurada em 22 de Setembro de 1918, com celebração solene e entronização da Sagrada Família.

   O evento contou co a presença de autoridades como o governador do estado João Tomé de Saboia  e Silva e o secretário de estado José Tomé de Saboia, além da comunidade. Depois da inauguração, passou a ser rezada uma missa no segundo Domingo de cada mês, sob a responsabilidade do Padre Rodolfo Ferreira da Cunha. A festa dos Padroeiros eram realizadas em Janeiro, mais devido as dificuldades, sobretudo por causa das chuvas, foi transferida para Setembro. A partir de 1922, as missas passaram a ser semanais.   


   Em 12 de Setembro de 1934, foi criada a paróquia de São Gerardo, ficando a capela Jesus, Maria e José no território da nova Paróquia. O primeiro vigário da nova Paróquia foi o Padre Expedito Eduardo de Oliveira. Em Julho de 1942 chegou ao Barro Vermelho (Antonio Bezerra), uma comitiva formada pelos padres Lazaristas, Padre Geraldo Pedro de Moraes Godinho e o Padre Vicente Silva. Padre Tachard e seminaristas, que tinham a missão de fundarem a Escola Apostólica do Barro Vermelho. A pedido do Arcebispo Dom Antonio de Almeida Lustosa, o padre Godinho e o Padre Vicente  ficaram pela capela Jesus, Maria, José ainda ligada à Paróquia de São Gerardo.


   Em 02 de Fevereiro de 1945, chegou o Padre José Moacir Alves Pereira, vindo do seminário de Santo Antonio de São Luís do Maranhão, que ficou respondendo pela capela Jesus, Maria, José, ainda ligada a Paróquia de São Gerardo.

   No dia 02 de Janeiro de 1946. Festa da Sagrada Família, a capela passou a ser Matriz, com a criação da Paróquia Jesus, Maria, José, já desmembrada da Paróquia de São Gerardo, Dom Antonio de Almeida Lustosa deu posse ao primeiro Vigário da Paróquia, Padre Geraldo Pedro de Moraes Godinho. 



  OBS.: Nesta Igreja Recebi a Primeira Comunhão em 1963, O Pároco na época era Padre João Pessoa de Carvalho que respondeu pela Paróquia de 06/06/1955 a 14/04/1981. Este mesmo Padre 1985 Celebrou meu casamento Na igreja d Nossa Senhora do Carmo, no centro de Fortaleza


                                                               João Morais Jornalista


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAÚDE

LITERATURA

PLANTAS MEDICINAIS