CATEDRAL METROPOLITANA DE FORTALEZA






   É um templo católico e monumento histórico, sede da arquidiocese de Fortaleza no estado do Ceará brasil. Foi construída no local da antiga Igreja da Sé. A obra levou quarenta anos para ser concluída, Tendo seu início em 1938 e inaugurada em 1978. Com capacidade para 5.000 pessoas e suas torres chegam aos 75 metros. Ocupando a maior parte da praça Pedro II, também conhecida como praça da Sé, no centro histórico de Fortaleza, o templo se destaca pela imponência arquitetônica e a beleza dos seus vitrais.




   O arquiteto Francês George Mounier assinou o projeto em estilo clássico, co, predominância de elementos neogóticos e romanos  e com referências à catedral de Colônia e â catedral de Chartres. São José é o santos vinculados à catedral. 

   A primeira capela-mor da matriz de Fortaleza teve sua construção autorização pela ordem régia de 12 de Fevereiro de 1746. Em 2 de Janeiro de 1795, o padre Antonio José Alvares de Carvalho, então vigário-geral, contratou José Gomes Ramos para terminar a obra. Em 1821, a matriz de São José estava em ruínas, precisando ser reconstruída.




   A vila cresceu para o lado da Igreja do Rosário, e, então, foram passadas para esta em procissão o Santíssimo Sacramento e todas as imagens,  passando ela a funcionar como matriz até 12 de Abril de 1854, quando as imagens voltaram à matriz reconstruída.


   No dia 26 de Setembro de 1861, foi nomeado o primeiro bispo do Ceará. Dom Luiz Antonio dos Santos e, automaticamente, a igreja matriz passou a ser catedral. Em 1938, quando Dom Manoel da Silva Gomes era bispo, foi feira uma vistoria, e constatou-se rachaduras na base de sua construção pelo lado do mar. A igreja foi, então, novamente condenada e demolida no mesmo ano.

   Em 15 de Agosto de 1939, foi lançada a pedro fundamental da nova catedral. Projetada pelo engenheiro francês George Mounier e que, como a outra, levou 39 anos para ser concluída. Em concreto aparente, estilo neogótico, com predominâncias de elementos neo-clássico e românicos, foi inaugurada  em 22 de Dezembro de 1978, pelo então arcebispo de Fortaleza, cardeal Dom Aloísio lorscheider


   A cripta da catedral, projetada pelo engenheiro Pamplona, foi inaugurada em 1962, homenageando seis santos que morreram jovens: São Domingos Sávio, São Pancrácio, São Tarcísio, e Santas Maria Goretti, Inês e Luzia.


   A cripta da catedral foi reinaugurada em 9 de Julho de 2011, após um ano e meio de reforma, onde foi colocado om piso de granito, uma nova iluminação, um sistema de ar condicionado e concluído o altar. Atualmente  cripta acomoda 350 pessoas sentadas.

   Em 2011, foi inaugurada a nova iluminação externa catedral, feita com lâmpadas de LED








                 Em breve mostrarei novas igrejas do Ceará, de Fortaleza e interior com suas histórias e suas religiosidades.

                                   Um abraço e uma excelente semana.               

                                                                                                  João Morais Jornalista
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAÚDE

LITERATURA

PLANTAS MEDICINAIS