MORRINHOS-CE

 Uma homenagem "IN MEMORIAM" foi feita a um dos seus filhos ilustres, a câmara municipal e o prefeito Carlos Bruno, homenagearam o Sr. Geraldo Silveira (Geraldo Doca) denominando a banda de música municipal de "BANDA GERALDO SILVEIRA".
 
                                                 Foto de Geraldo Silveira hasteando o pavilhão nacional

                                                                       


Documento oficial batizando a banda de música, como "BANDA DE MÚSICA GERALDO SILVEIRA 
                       




Banda de música Geraldo Silveira


A homenagem não podia ser mais justa, já que o Sr. Geraldo Silveira se destacou como homem público e sensibilizado com a situação social dos mais humildes.

O Sr. Geraldo Silveira nasceu em 03 de Fevereiro de 1926, e se destacou pela trajetória de vida voltada para à cultura e a história de Morrinhos, tendo como genitores: Raimundo Nonato Silveira, conhecido popularmente com Doca Silveira e Dona Tereza Luisa Silveira. Foi casado com Maria Claucídia Vasconcelos, tendo desse matrimônio, gerado 10 filhos. Morou por alguns anos em São
Benedito, no Planalto da Ibiapaba, porém o amor pela sua terra natal, o fez voltar ao seu torrão.

Dedicou-se de corpo e alma a desenvolver a cultura local, como também a vida social do seu povo. se destacou como testemunha viva de acontecimentos importantes em Morrinhos, até bem antes da emancipação política e social do município.

Fundou o sindicato dos trabalhadores rurais de morrinhos em 15 de Setembro 1968, onde realizou um grande trabalho em prol dos seus associados, na sua gestão, conseguiu um carro para o transportes de enfermos até Sobral e ainda conseguiu levar para o município, atendimento médico e odontológico, tratando assim quem precisava.

Geraldo Silveira era amante da boa música e admirava as bandas de música, essa foi a razão de ter o seu nome vinculado a banda de música local.

Como radialista, atuou na Rádio Educadora do Nordeste em Sobral. Em Morrinhos Atuou na Rádio Princesa do Norte AM, até sua partida para o andar de cima em 04 de Dezembro de 2015 aos 89 anos bem vividos.

Geraldo Silveira foi o pioneiro na Radio Princesa do Norte, em tocar música, a primeira que foi tocada, foi um secesso de 1959, "A noite do meu bem" interpretada por Dolores Duram.
 Em 1999, reunião em um manuscrito de papel almaço todas informações deixadas por seu genitor, com o título "Morrinhos, 1772 a 1999" , que poderá se transformar em livro.



Sede da Rádio Princesa do Norte no passado
A segunda casa de Geraldo Silveira



Atual sede da Rádio Princesa do Norte 


                                                                                  João Morais  Jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAÚDE

LITERATURA

PLANTAS MEDICINAIS