BAIRRO OTÁVIO BONFIM
Otávio Bonfim é um bairro localizado a oeste do centro histórico de Fortaleza, cuja denominação oficial é Farias Brito, surgiu de uma povoação ao lado da antiga estrada para Soure atual Caucaia. Na época do ciclo do charque que existiu; Ali surgiu a Capela de São Sebastião que mais tarde deu o nome ao mercado erguido neste bairro, o mercado São Sebastião; que na verdade era um abatedouro de gado, que ficou conhecido como matadouro.
No local da Capela, a antiga estrada do gado (atual Rua Dr. Justiniano de Serpa), os Frades Franciscanos vindos da Alemanha, construíram a Igreja de Nossa Senhora das Dores.
Com inauguração da expansão da estrada de ferro para Baturité em 1922, ali foi construída uma estação de trem, com o nome de Quilometro 3, depois matadouro e finalmente Otávio Bonfim.
A Igreja de Nossa Senhora das Dores Inaugurada em 1932, foi uma parte do investimentos dos Frades Franciscanos que além da Igreja, construíram o Convento de São Francisco e o Cine Familiar. O Convento de São Francisco chegou a ser invadido por um dia durante a Segunda Guerra Mundial pois os Frades eram alemães.
Nesta época propriedades de famílias alemãs ( família Ludgren) , famílias Italianas ( família Francesco) e família japonesa (família Fujita) moradores deste local, sofreram represálias por parte da população de Fortaleza.
O cine Familiar funcionou até a década de 60 como opção de lazer para os moradores que residiam naquele Bairro. O bairro com atração econômica, chegou a assediar a Siqueira Gurgel S/A, fabricante dos produtos que marcaram época na história no Ceará: Sabonete Sigel, óleo Pageú, a gordura de coco Cariri, e o famoso Sabão Pavão. Um dos personagens deste produto foi a neguinha do pajeú.
Neste Bairro funcionou até a década de 70 um jardim que produzia flores em pleno coração de Fortaleza, era no inicio da Bezerra de Menezes, onde hoje funciona um supermercado atacadista. No local onde era à industria Siqueira Gurgel funciona hoje um supermercado.
Em 2010 foi desativada a estação de trem com o novo traçado do metrô de Fortaleza.
Memorias de Fortaleza de ontem
João Morais Jornalista














Comentários
Postar um comentário