PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS



   A história da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios iniciou no século XXIX,   com o desejo do comerciante português João Antonio do Amaral; construir uma capela em sua propriedade no Benfica cuja padroeira seria "Nossa Senhora dos Remédios" de quem era devoto, por ser esta a padroeira da Paróquia onde nasceu e foi batizado, na ilha de São Miguel, pertencente ao arquipélago dos
Açores. Faleceu sem realizar seu sonho. Mas, sua esposa, Maria Correia do Amaral cumpriu a promessa do esposo, quando resolveu dar execução à obra da futura capela. Conhecedor dessa pretensão, o Sr. Joaquim Alvaro Garcia, também residente naquele tempo no Benfica, e desejoso que  ficasse perto de sua propriedade, ofereceu espontaneamente o terreno para ser edificada a igreja, o que foi aceita pela família Amaral. Sob a autorização do Bispo da Diocese e Fortaleza, Dom Luiz Antonio dos Santos, foi assentada solenemente a pedra fundamental da igreja dos remédios no dia 8 de Dezembro de 1878, às 5 horas da tarde, pelo Padre José Teixeira da Graça, então vigário de Parangaba.

   Dona Maria Correia do Amaral trabalhou com afinco para a construção da igreja, até fundou uma sociedade de senhoras, sob o título de Sociedade Auxiliadora dos templos, com a finalidade de mais tarde ajudar a construir a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Apesar do empenho dos fiéis, para se construir o Templo, a obra foi paralisada por falta de recursos e os trabalhos da construção se arrastaram por 32 anos. Alguns moradores abastados do Benfica, tendo a frente o Cel José Gentil Alves de Carvalho e sua família, fizeram valiosos donativos e, com outras ajudas, foi possível finalizar as obras. Somente depois da morte de Dona Maria Correia do Amaral, no dia 14 de Agosto de 2010, foi concluída a nova capela. inaugurada com grande festa da qual participaram mais de 2.000 pessoas, e foi celebrada pelo Mons. Bruno Figueiredo, a primeira missa do novo templo. A então capela de N. S. dos remédios ficou pertencendo a paróquia de N. S. do Carmo;

   No dia 31 de Maio de 1927, chegaram os Padres Lazaristas, oficialmente, ao Benfica e foi inaugurada a "Casa das missões são José" da congregação da missão. Ficava ao lado da Igreja, onde depois por muitos anos, funcionou o Hospital Mira Y Lopez. No dia 19 Julho de 1934, Dom Manuel da Silva Gomes, Arcebispo de Fortaleza, "elevou a Capela de Nossa Senhora dos Remédios à dignidade de Matriz", confiando aos cuidados dos Padres Lazaristas, os quais iniciaram uma nova história na naquela tão sonhada paróquia. O primeiro Vigário , Padre Guilherme Vaessen, tomou posse no dia 15 de Agosto do mesmo ano. 

   No decorrer dos anos, com a ajuda dos paroquianos, principalmente da família Gentil, e também de familiares e amigos dos Padres Lazaristas, o templo foi ampliado e reformado por várias vezes. A comunidade aos poucos foi crescendo pastoralmente com a presença dos Padres Lazaristas. Pe Guilherme Vaessen e seu irmão, Padre João Vaessen, dão testemunhos de amor  a Deus e exemplo de santidade, ainda estão gravados no coração do povo. Fundarão a casa da mãe solteira e a escola são Vicente de Paulo, para educação de crianças pobres, depois chamada escola João Vaessen. Em 1953 foi fundado o Instituto Social da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, entidade filantrópica, não pertencente a paróquia, mais, com estreito laço devido a participação ativa dos paroquianos.

   Nesta belíssima história da paróquia de N. S. dos Remédios passaram os seguintes párocos: Pe. Guilhermes Vaessen, Pe. Vermeulen, Pe. Rafael Gijsel, Pe. Luís Gussenhoven, Pe. Pedro Haazevoet. Pe. Cornélio Bootsman, Pe. Xavier van den Abbelen, Pe. Clemente Lantman, Pe. Teodoro Sarneel, Pe. Raimundo Limbertie, Pe. Hermano Mestron. Dentre os párocos citados destaca-se o Pe. Hermano, o único a realizar um trabalho tão longo nesta comunidade durante 28 anos, deixando sua marca como um homem zeloso pelas coisas de Deus e pelo esforço diante das atividades pastorais. Quando substituído, no dia 10 de Fevereiro de 2008 pelo Pe. Silvio Mitozo, assumiu a capela de São José Operário. Pe. Silvio permaneceu como pároco até 31 de Janeiro de 2010. E seguida chegou o Pe. Fernando Barbosa dos Santos, que trouxe uma nova dinâmica às atividades da paróquia, estimulando a criação de novas Pastorais, Grupos e Movimentos, dando maior vida e coesão ao conselho Paroquial, que se reúne mensalmente às Segundas Feiras.





                                           
Fortaleza -CE

                                                              João Morais Jornalista
                                                     


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAÚDE

LITERATURA

PLANTAS MEDICINAIS